Joãozinho quer instituir semana em homenagem ao Comendador Orlando Chesini Ometto

Empresário deverá ser tema de estudo nas escolas da cidade

Publicado em: 22 de fevereiro de 2017

Empresário pioneiro do setor sucroalcooleiro no país, o Comendador Orlando Chesini Ometto terá semana de comemoração em sua homenagem no início do mês de agosto de cada ano. A iniciativa é do vereador Joãozinho do Hospital (PPS) e foi apresentada na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (20) através do Projeto de Lei 07/2017-L. O documento foi aprovado por unanimidade como objeto de deliberação e encaminhado para análise das Comissões Permanentes.

 

A proposta deverá ser incluída no calendário de atividades turísticas de Barra Bonita e de todas as escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é conscientizar a população a respeito da história do empresário, sua influência e importância para o desenvolvimento de Barra Bonita.

 

“Pedi autorização da família para apresentar o projeto e, a partir de sua aprovação, temos que exigir das escolas que falem sobre ele”, explica. “Seo Orlando não pensava em sacrificar a empresa (a então Usina da Barra) para ajudar a população. Quem conhece a história de Barra Bonita sabe de sua importância na construção do Hospital e Maternidade São José”.

 

O parlamentar afirma ainda que pretende apresentar outros projetos para homenagear personalidades da cidade, tais como o cantor Belmonte e os radialistas Fiori Giglioti e Randal Juliano.

 

Quem foi

 

O Comendador Orlando Chesini Ometto nasceu em Piracicaba em 31 de agosto de 1922. Morreu em São Paulo, em 13 de dezembro de 1988, vítima de mal súbito.

 

Integrando-se à comunidade barra-bonitense desde sua chegada em 1944, Ometto foi eleito por duas vezes vereador: no período de 1º de janeiro de 1948 a 31 de dezembro de 1951, na primeira gestão de Hermínio de Lima, e de 1º de janeiro de 1952 a 31 de dezembro de 1955, na administração do Dr. Orlando Lopes. Foi durante sua gestão que a Usina da Barra estabeleceu recordes mundiais de produção de açúcar e álcool.

 

Outras informações sobre o empresário estão disponíveis em https://barrabonita.sp.gov.br/?page=livro&ver=a-usina-da-barra-sa-acucar-e-alcool-a-ubasa-a-maior-moenda-do-brasil-a-exportacao-do-granulado-o-comendador-orlando-chesini-ometto

 


Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Cadastre-se e receba notícias em seu email