Edson propõe novamente cobrança de água por litro consumido

Vereador luta desde o início de seu mandato por mudanças no modelo atual

Publicado em: 11 de fevereiro de 2015

Mais uma vez, o vereador Edson Souza de Jesus (PRP) questiona o atual modelo de cobrança utilizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Ele defende que os consumidores paguem apenas pela quantidade de água consumida. Atualmente, o barra-bonitense desembolsa R$ 42 por até 15 mil litros de água. Através de Moção de Apelo endereçada aos dirigentes da autarquia, o parlamentar pede que a cobrança seja realizada por litro consumido.

 

Para o político, o ideal seria uma tabela escalonada onde o consumidor arcaria apenas pela quantidade consumida. Ele quer ainda valores mais justos para a população carente, mas entende que a autarquia não deve diminuir sua receita, o que prejudicaria os serviços prestados e os investimentos no setor. “Mantenho contato permanente com diversas autarquias da região no objetivo de buscar um valor mais justo para todos”.

 

De acordo com Jesus, essa medida incentivaria inclusive o consumo consciente. “Se o cidadão paga por 15 mil litros, vai utilizar toda essa quantidade”, acredita. “Essa Casa de Leis tem um compromisso com a população, que é o de adequar o pagamento ao consumo. Quem utiliza apenas mil litros não pode pagar por 15 mil”.

 

Após o anúncio do governo federal sobre o aumento do valor da energia elétrica, Jesus alega que possivelmente o valor da água também será reajustado. “A maior despesa do SAAE é com energia elétrica e isso fatalmente será repassado para o consumidor. Temos que adequar o que é bom para a autarquia, mas também para a população”.     

 

Durante visita ao Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) em julho de 2014, Edson Souza de Jesus teve acesso às normas que determinam o pagamento do produto naquela cidade. Pelo consumo mínimo de 5 mil litros, o penapolense paga R$ 13,82. “Se o modelo atual fosse mudado, cerca de 60% da população de Barra Bonita seria beneficiada”, prevê.


Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Cadastre-se e receba notícias em seu email