Vereadores comentam câmeras de monitoramento, transporte escolar e fiscalização de terrenos

Claudecir Paschoal e Joãozinho do Hospital são os autores dos requerimentos que ocuparam a maior parte da sessão

Publicado em: 15 de março de 2017

Requerimentos sobre as câmeras de monitoramento instaladas em diversos pontos da cidade, a fiscalização de terrenos e a situação do transporte escolar foram os mais comentados durante a sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal na última segunda-feira (13). A reunião semanal do Poder Legislativo terminou quase à meia-noite e os três assuntos foram responsáveis por ocupar a maior parte do tempo dos vereadores.

 

A ampliação da cobertura e a efetividade das câmeras de monitoramento foram abordadas inicialmente pelo vereador Joãozinho do Hospital (PPS). Requerimento de sua autoria tem nove perguntas e solicita ainda a presença do diretor da guarda municipal Paulo Roberto Conduta na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 20. Entre as questões estão o valor gasto mensalmente para a manutenção do monitoramento, o número de câmeras e quantas estão com defeito, além da previsão de investimentos e expansão do serviço.

 

O parlamentar explica que o sistema inibe a ação de criminosos, colabora com a elucidação de crimes e rastreia criminosos. De acordo com informações extraoficiais, no entanto, apenas três aparelhos estão funcionando corretamente. “Precisamos cobrar do poder público e divulgação do trabalho, ou seja, o que as câmeras oferecem em termos de qualidade e de segurança, afinal de contas foi por isso que foram compradas. Éramos exemplo nessa área, mas atualmente estamos estagnados”.

 

Os aparelhos foram adquiridos na segunda gestão do ex-prefeito José Carlos de Mello Teixeira, o Nenê, através de recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). O investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil.

 

O segundo requerimento apresentado por Joãozinho questiona a qualidade do transporte escolar. Também é direcionado à prestadora do serviço, a empresa Strada Class Transporte Passageiros LTDA ME. Ele alega que os ônibus estão constantemente quebrados e superlotados.

 

Muretas, calçadas e mato alto

 

A fiscalização em terrenos abandonados pelos proprietários também foi mencionada. Ausência de calçadas, muretas e capinação têm preocupado o vereador Claudecir Paschoal (PMDB), autor de dez ofícios denunciando a situação dos locais. Através de requerimento, ele quer saber quais as providências tomadas pela Prefeitura. “Precisamos pressionar a municipalidade para termos uma cidade limpa e organizada. Infelizmente as pessoas se esquecem de limpar os terrenos e isso favorece a proliferação de animais peçonhentos, além de incomodar os vizinhos

 

Paschoal pergunta ainda se os dois fiscais de posturas possuem telefone de contato e se há plantão em horários noturnos, feriados e finais de semana.

 

Os três requerimentos foram aprovados por unanimidade e encaminhados à Prefeitura e para a concessionária do transporte escolar. O prazo para as respostas é de 15 dias úteis a partir da data de protocolo.

 

Os documentos estão disponíveis para consulta no site da Câmara Municipal (www.camarabarrabonita.sp.gov.br), através do ícone Imprensa e, em seguida, Pauta das Sessões. 


Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos

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