Barra Bonita ocupa as últimas posições em ranking ambiental

Adriano Testa pede medidas para administração recuperar pontuação no programa Município VerdeAzul

Publicado em: 26 de abril de 2017

“Apresento essa Moção pensando na qualidade de vida do cidadão”.

 

A frase descrita acima marca o início do discurso do vereador Adriano Testa (PROS) ao explicar Moção de Apelo que solicita à Prefeitura providências para recuperar a pontuação da cidade no programa Município VerdeAzul. O documento foi apresentado durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (24) e aprovado por unanimidade.

 

Barra Bonita ocupa atualmente a 598ª posição entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Está atrás dos vizinhos Botucatu (2º lugar), Lençóis Paulista (10º), Brotas (45º), Macatuba (49º), Mineiros do Tietê (515º), Torrinha (70º), São Manuel (255º), Dois Córregos (344º), Igaraçu do Tietê (537º) e Jaú (433).

 

O ranking considera 80 pontos a nota mínima. Nos últimos anos, a melhor colocação de Barra Bonita foi em 2009, quando atingiu 63,72 pontos. Desde então, a cidade perdeu várias posições e até melhorou na avaliação em 2015, mas voltou a despencar posteriormente, obtendo os seguintes resultados: 2010- 52,86 pontos; 2011 - 32,11 pontos; 2012 - não aparece na lista; 2013 atingiu 2,0 pontos; 2014 - 29,33 pontos; 2015 - 38,03 pontos; 2016 -2,18 pontos. “Essa Moção serve de alerta ao prefeito para termos maior qualidade de vida em nossa cidade”, explica Testa.

 

Niles Zambelo Jr. (PMDB) questiona a pontuação da cidade em anos anteriores e acredita que houve erro no repasse de dados. "Dois pontos não é a realidade, mas entendo que o município deve avançar nesse assunto". 

 

Sobre o programa

 

Lançado em 2007 por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa Município Verde Azul tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.              

 

A participação dos municípios ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria. Além disso, a participação do município no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

 

As ações propostas pelo programa compõem dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

 

Segundo informações, a pontuação é reflexo do trabalho do ano anterior na área ambiental, sendo que para subir gradativamente no ranking tudo deve ser feito através de projetos documentados anualmente.              

 

As pontuações permitem que o município receba veículos de coleta de lixo, entre outros recursos financeiros para o setor. Em média, todas as cidades que pontuam acabam recebendo caminhões para coleta de lixo, compactadores, containers, veículos de brigada de incêndio, etc.


Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Ass. de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!