Projeto autoriza criação de serviço de atendimento emergencial veterinário

Texto é de iniciativa da vereadora Ana Paula dos Santos

Publicado em: 16 de junho de 2021

Projeto de Lei (PL) de autoria da vereadora Ana Paula dos Santos (DEM) e subscrito pelo vereador Joãozinho (MDB) autoriza o Poder Executivo a instituir serviço de atendimento emergencial veterinário. De acordo com a proposta, o local funcionará 24 horas por dia aos finais de semana e feriados e das 17 às 7 horas em dias úteis para animais em situação de rua que necessitem de atendimento e aqueles vítimas de maus-tratos.

 

O poder público poderá celebrar convênio e/ou parcerias com clínicas particulares como sede em Barra Bonita desde que a mesmas possuam profissional veterinário cadastrado no respectivo conselho de classe com no mínimo um ano de experiência, local de internação e recuperação e analisador bioquímico. Após a estabilização do quadro clínico, o animal será encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com o respectivo prontuário visando a continuidade do tratamento.  

 

A parlamentar alega que um dos objetivos da proposta é isentar a população e protetores independentes principalmente em relação aos custos de cirurgias e medicamentos. “Vale ressaltar ainda que casos de atropelamento e maus-tratos surgem grande parte aos finais de semana e não podemos esperar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) abrir, pois o animal pode morrer”, alega Ana Paula. “Falar em animais é falar em saúde pública também”.

 

A matéria foi aprovada por unanimidade como objeto de deliberação e encaminhada para análise das comissões permanentes antes de retornar ao plenário para ser discutido e votado em dois turnos.

 

CCZ

 

Ana Paula também é autora de Moção de Apelo para que a Prefeitura asfalte a entrada do CCZ e concrete a baia dos cães, além de ampliar a estrutura do local. 


Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!