Projeto “Lixo zero por um dia” visa promover a consciência ambiental
Texto é de autoria do vereador Professor Jair
Publicado em: 15 de setembro de 2021
Proporcionar à toda população uma reflexão sobre o problema envolvendo a produção diária de lixo doméstico. Esse é o principal objetivo do Projeto de Lei (PL) 38/2021-L, de autoria do vereador Professor Jair (MDB) e que institui no calendário oficial do município o evento “Lixo zero por um dia”.
A matéria foi aprovada por unanimidade como objeto de deliberação durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (13) e encaminhada para análise das comissões permanentes antes de retornar ao plenário para ser discutida e votada em dois turnos.
De acordo com o autor da matéria, a questão envolvendo o lixo doméstico é preocupante. Ele afirma que, apesar de programas ligados à coleta seletiva, toneladas são encaminhadas diariamente ao aterro sanitário. “A população precisa refletir sobre a diminuição do lixo doméstico e o consumo responsável”, alerta o parlamentar. “A questão envolvendo o lixo impacta diretamente no serviço público, como é o caso do trabalho envolvendo os coletores, e também na saúde. Que pelo menos um dia no ano as pessoas possam produzir menos lixo”.
Ainda de acordo com Professor Jair, o descarte irregular de materiais também é prejudicial ao meio ambiente. “Recentemente, durante breve caminhada, percebi a quantidade de lixo depositada de forma irregular. As pessoas precisam entender que lugar de lixo é no lixo”.
No dia 23 de setembro, a administração municipal incentivará empresas, entidades civis e entes públicos a realizarem atividade que não produzam lixo. A data foi escolhida inspirada no educador social Devanir Amâncio. Marca também o início da primavera, considerada a mais bela das estações e que está associada às múltiplas cores vistas nas paisagens e no renascimento da flora.
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email