Requerimento questiona CPFL sobre fios e cabos inutilizados

Vereadores alegam que material pode causar graves acidentes

Publicado em: 22 de junho de 2022

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) deverá informar à Câmara Municipal em até 15 dias os procedimentos adotados em virtude do acúmulo de fios soltos e cabos inutilizados pertencentes às empresas que utilizam seus postes.

 

A concessionária também enviará ao Poder Legislativo informações sobre protocolo de instalação de cabeamentos e quais permissionárias são autorizadas a utilizar os postes de sua responsabilidade. Deverá ainda prestar esclarecimentos quanto a possíveis infrações à lei municipal nº 3.176/2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária de energia elétrica realizar o alinhamento e retirada dos fios inutilizados nos postes, além de notificar as demais empresas que utilizam esses dispositivos como suporte. 

 

Requerimento de autoria dos vereadores Fantin (PTB), Val Girioli (PTB) e Professor Jair (MDB) apresentado durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (20) procura respostas sobre problema envolvendo fiação abandonada. Os parlamentares alegam que fios e cabos sem uso podem causar graves acidentes, principalmente porque parte dos materiais fica solto e pode atingir pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em geral.

 

“Ou seja, toda a população está em risco, pois são cabos sobre cabos não retirados que podem atingir qualquer pessoa”, alerta Val. Para o Professor Jair, as empresas que “ocupam” os postes também precisam ter sua parcela de responsabilidade. “E a CPFL deve fiscalizar a utilização de seus postes”, completa. "É nítida a poluição visual formada por esse emaranhado de cabos. Vamos aguardar as respostas para tomar as providências cabíveis", analisa Fantin. 

 

 

 

 


Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!