Prefeitura cita problemas e descarta oferecer alimentação a pacientes levados para outras cidades
Poder público alega dificuldades em elaborar cardápio especializado e individualizado; questão financeira também é entrave
Publicado em: 21 de setembro de 2022
A prefeitura de Barra Bonita afirma que não pretende oferecer alimentação a pacientes e acompanhantes levados a outras cidades em busca de tratamento médico. O poder público alega dificuldades em elaborar cardápio especializado e individualizado. A questão financeira também é entrave e, para diminuir o cansaço e trazer maior conforto aos usuários, disponibiliza veículos com dois horários de saída de Barra Bonita para Jaú, Botucatu e Bauru.
As informações encaminhadas à Câmara Municipal atendem requerimento de autoria dos vereadores Carira (PL), Poliana Quirino (PSL) e Joãozinho (MDB), que solicitaram informações sobre a possibilidade da administração municipal incluir no orçamento público de 2023 a compra de lanches, água e suco para essa finalidade.
Estudo realizado pela secretaria municipal de Transporte e Gestão de Frota em outubro de 2021 constatou que todos os munícipes que utilizam o transporte sanitário sofrem com algum problema de saúde, tais como hipertensão e diabetes e que a maioria, por recomendação médica, não consome alimentos com glúten e lactose, por exemplo. “Portanto, fica inviável o fornecimento de lanches levando-se em consideração as mazelas que sofrem os pacientes”, explica o secretário Luís Fernando Bressanin.
A pasta transportou 2.500 pacientes por mês durante o ano acima citado e o custo mensal com alimentação seria de R$ 18.750,00.
Ainda de acordo com o secretário, foram contratados mais três veículos para que os usuários não fiquem tanto tempo em viagem. Há dois horários de saída de Barra Bonita a Jaú (5 horas e meio-dia), Botucatu (5 e 11 horas) e Bauru (5 e 10h30).
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email