PL institui campanha de combate a golpes financeiros contra idosos
Texto é de autoria dos vereadores Jairo Meschiato, Cássia da Loja do Preto e Rodrigo Foguete
Publicado em: 11 de fevereiro de 2025
Ferramenta indispensável atualmente, a internet também fomenta a prática de golpes digitais, principalmente direcionados para o público da terceira idade.
Para tentar reverter este cenário, a Câmara Municipal aprovou esta semana como objeto de deliberação o Projeto de Lei (PL) n.º 05/2025-L. O texto é de autoria dos vereadores Jairo Meschiato (MDB), Cássia da Loja do Preto (MDB) e Rodrigo Foguete (PL) e institui em Barra Bonita campanha de combate a golpes financeiros praticados contra a pessoa idosa.
A proposta tem como principais objetivos o desenvolvimento de ações educativas para proteger possíveis vítimas, a divulgação massiva dos golpes mais praticados e os meios para evita-los, além de combater a violência financeira ou patrimonial efetuada por meio da exploração ilegal de recursos perpetrada por familiares ou pessoas da comunidade.
O texto ressalta que a campanha realizada pelo poder público deverá ter caráter permanente através de publicações, palestras e demais formas de divulgação ao menos uma vez por mês.
“Como vereador, estamos em contato diretamente com as pessoas e sabemos que os idosos estão sendo seriamente lesados, uma vez que para eles a questão da tecnologia é um pouco mais difícil”, entende Rodrigo Foguete. “Recentemente, fui com uma senhora em uma loja da cidade, pois seu cartão estava sendo clonado”.
A matéria segue agora para análise das comissões permanentes antes de retornar ao plenário para ser discutida e votada em primeiro turno.
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email