Rejeitado projeto que proíbe uso de celulares durante as sessões
Texto recebeu oito votos contrários
Publicado em: 12 de fevereiro de 2025
Projeto de Resolução (PR) que dispõe sobre o regimento interno da Câmara Municipal foi rejeitado como objeto de deliberação durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 10.
O texto de autoria do vereador Val Girioli (PL) proibia atender, realizar chamadas, manusear ou utilizar aplicativos por qualquer equipamento de comunicação móvel. De acordo com o parlamentar, o objetivo era combater o desrespeito e a falta de limite de uso, o que prejudicaria os trabalhos do Poder Legislativo. A medida também seria válida para o cidadão que estivesse acompanhando qualquer sessão, devendo o mesmo atender o telefone fora do plenário.
Após longo debate - o principal argumento foi o uso racional do celular - a matéria recebeu os votos contrários de Rodrigo Foguete (PL), Carira (PL), Patrícia Barreto (Podemos), Luiz Fregolente (PSD), Kiko do Esporte (PSD), Marquinhos Moraes (PSD), Poliana Caroline Quirino (PSOL) e Alexandre Motorista (MDB). Além do autor, foram favoráveis ao texto Adriano Testa (União Brasil), Cássia da Loja do Preto (MDB) e Cláudio da Farmácia (PP).
Vale ressaltar que o presidente Jairo Meschiato (MDB) se manifesta apenas em caso de empate.
Como foi rejeitado, o regimento interno do Poder Legislativo prevê que projeto da mesma natureza somente poderá ser apresentado novamente em 2026.
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email