Funerária Pizzo anuncia a construção de velórios

Empresa envia resposta à Câmara Municipal em atendimento à moção de apelo de autoria do vereador Val Girioli

Publicado em: 11 de setembro de 2025

Em atendimento à moção de apelo de autoria do vereador Val Girioli (PL) (leia mais abaixo), a Funerária Pizzo afirma que pretende construir velório próprio na avenida da Saudade, nas imediações do cemitério municipal.

 

Ainda de acordo com o comunicado enviado ao Poder Legislativo, o início das obras está previsto para janeiro de 2026 e a previsão de término, segundo a arquiteta responsável pelo projeto, é para 2028, dada a dimensão da referida obra. A empresa esclarece ainda que possui três terrenos para a construção de futuro velório defronte ao cemitério Jardim da Paz, localizado nos altos da cidade.

 

“A Funerária Pizzo aproveita a oportunidade para esclarecer que, no período de julho de 1997 a abril de 2009, foi responsável direta pela manutenção do velório municipal e que tal prática só foi interrompida após o encerramento do contrato de concessão do serviço funerário, inclusive hoje funerárias de outras cidades utilizam o espaço do velório municipal”.

 

A empresa ressalta também que cidades como Mineiros do Tietê, Macatuba e Igaraçu do Tietê possuem velório municipal sem custo para as famílias, enquanto que Lençóis Paulista e Jaú cobram R$ 162,50 e R$ 119,40, respectivamente, apesar dos velórios serem municipais.

 

Por fim, informa que realiza funerais gratuitos para os dois asilos da cidade há mais de 50 anos.

 

A moção

 

Em junho, o vereador Val Girioli apresentou moção de apelo ao Luto Paulista, de Jaú, extensível às funerárias Pizzo e Rainha da Paz, todas com atuação no município de Barra Bonita, para que providenciassem a construção de um velório nas dependências ou nas imediações do cemitério Jardim da Paz.

 

Os principais argumentos do parlamentar são a utilização do espaço pelas empresas e a distância entre o velório e o novo cemitério.

 

Na semana passada, o Luto Paulista enviou ofício ao Poder Legislativo informando não ter interesse na construção de um velório na cidade devido aos custos da obra. 


Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!