Projeto de Kiko do Esporte pretende incentivar a participação feminina no futebol

Vereador afirma que medida contribui para a inclusão social e quebra paradigmas culturais

Publicado em: 22 de outubro de 2025

O vereador Kiko do Esporte (PSD) é autor do Projeto de Lei (PL) n.º 54/2025-L, que dispõe sobre a instituição de política municipal de incentivo à participação feminina no futebol. O objetivo é fomentar, apoiar e valorizar a prática esportiva por mulheres nas modalidades futebol de campo, salão, society, futvôlei e futebol de areia.

 

De acordo com o texto, a política municipal de incentivo à participação feminina no futebol deverá promover a inclusão social e de igualdade de gênero por meio do esporte, estimular a prática como instrumento de saúde, lazer e convivência comunitária, incentivar a formação de equipes femininas em todas as categorias etárias e a participação em competições locais e regionais.

 

Além disso, a propositura quer fomentar a utilização de espaços públicos municipais para a prática esportiva feminina e promover campanhas educativas contra o preconceito e a discriminação de gênero no esporte.

 

Uma das metas do projeto é ampliar gradualmente a participação feminina em atividades esportivas organizadas pelo poder público.

 

Em sua justificativa, Kiko do Esporte alega que o futebol feminino enfrentou preconceitos culturais e a falta de incentivo institucional. “Ainda que tenha conquistado espaço nos últimos anos, é notório que há desigualdade de acesso e de oportunidades entre homens e mulheres”, destaca.

 

O parlamentar observa que em Barra Bonita há crescente interesse de jovens e adultas pela modalidade em suas diversas formas, o que justifica a implementação de uma política pública municipal de estímulo à sua prática. “Além do aspecto esportivo, a medida contribui para a inclusão social, o combate à ociosidade e o fortalecimento de vínculos comunitários”.

 

O texto foi aprovado por unanimidade como objeto de deliberação e segue agora para análise das comissões permanentes.

 

Kiko do Esporte também é autor de moção de apelo que pede para a Prefeitura enviar à Câmara Municipal projeto que reconheça o caráter educacional das atividades desempenhadas pelos técnicos de esporte e estenda aos mesmos o feriado escolar do Dia do Professor, conforme estabelecido pelo decreto federal n.º 52.682, de 14 de outubro de 1963.


Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!