Outubro Rosa destaca a prevenção ao câncer de mama
Prefeitura abordou o tema durante o mês de outubro
Publicado em: 28 de outubro de 2015
Os vereadores Comendador Ari Gabriel (PSD), Gervásio Aristides da Silva (PP) e Rogério Lodi, o Lelo (PP), apresentaram Moção de Aplausos ao prefeito Glauber Guilherme Belarmino (PSDB), à vice-prefeita Sônia Ap. Gonçalves Belarmino (PP), à presidente do Fundo Social de Solidariedade Fátima Ricci Gabriel, à Dra. Célia Stolf e ao vereador Niles Zambelo Jr. (PMDB) pela realização do Outubro Rosa, na manhã do último sábado, no Centro Cultural Célia Stangherlin.
Foram realizadas ainda várias palestras durante o mês abordando a prevenção ao câncer de mama. Também foram colocadas à venda mil camisetas sobre o tema. O dinheiro arrecadado será enviado ao Hospital e Maternidade São José. Niles foi um dos 40 patrocinadores que estamparam sua marca, além de viabilizar a confecção do material a preço de custo.
O que é
A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversas entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas.
Segundo o Inca, não há técnica específica para a autoapalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Cadastre-se e receba notícias em seu email