Edson explica situação da fosfo ao Voluntariado do Câncer
Distribuição do medicamento foi novamente suspensa
Publicado em: 18 de novembro de 2015
O vereador Edson Souza de Jesus (PRP) esteve nesta terça-feira (17) na sede da Associação Voluntariado de Barra Bonita – Grupo de Prevenção e Tratamento do Câncer para explicar a situação envolvendo a fosfoetanolamina – substância que teria efeito sobre a doença. Ele classificou a reunião como uma forma de prestar contas de sua atuação parlamentar sobre o assunto. Edson colocou-se à disposição dos voluntários e da população para esclarecimentos. “A distribuição do medicamento foi novamente suspensa, por isso temos que cobrar das autoridades agilidade nos estudos em humanos, para sabermos sua real eficácia, embora os relatos sejam extremamente favoráveis".
A substância não é regulamentada pela Anvisa, órgão que regula o setor. Em sua opinião, porém, a medicação enfrenta resistência dos grandes laboratórios em virtude do baixo custo de produção (R$ 0,10).
Edson participou em outubro de audiência no Senado Federal que abordou a regulamentação da droga e, recentemente, o Ministério da Saúde anunciou que irá apoiar as etapas para o desenvolvimento clínico do medicamento.
O estudo contará com o apoio da Anvisa para orientar os pesquisadores na elaboração dos protocolos clínicos e documentações necessária e deverá contar com o apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para a realização de estudos clínicos e também da Fiocruz. Para isso, será elaborado um plano de trabalho que prevê desde a caracterização da molécula, passando pelo desenvolvimento da formulação, produção de lotes de medicamentos experimentais seguindo as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a realização de estudos pré-clínicos, ensaios clínicos e estudos de farmacovigilância
Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Cadastre-se e receba notícias em seu email