Bancos sugerem canais alternativos de atendimento

Publicado em: 24 de setembro de 2014

Representantes de cinco das seis agências bancárias da cidade atenderam nesta segunda-feira pedido da Câmara Municipal para explicar os constantes atrasos no atendimento à população – mais especificamente em relação ao tempo de espera nos caixas.


A solicitação para a presença dos bancários surgiu após moção de apelo apresentada pelo vereador Claudecir Paschoal (PP) durante a sessão ordinária do último dia 15. Na oportunidade, o parlamentar pediu que a prefeitura e os bancos tomassem providências em relação às leis que dizem respeito ao cumprimento do tempo razoável para atendimento aos clientes.


Durante a reunião, os representantes das instituições descartaram a contratação de novos funcionários e alegaram que o número de reclamações é baixo em comparação à quantidade de atendimentos mensais. Dois bancos citaram ainda o fato de serem responsáveis pela folha de pagamento da prefeitura e da Raízen como fatores que podem contribuir na demora do atendimento. Ainda de acordo com os bancários, os clientes devem antecipar os pagamentos, quando possível, além de evitar os dias de maior fluxo de pessoas, normalmente entre 5 e 15 de cada mês.


Ainda como alternativa às filas, os bancos sugerem que os clientes utilizem os terminais de autoatendimento e a internet como opção para pagamentos e transferências. Algumas agências deverão antecipar o horário de almoço dos funcionários, que tradicionalmente ocorre ao meio-dia.


Os vereadores não descartam mudanças na lei que trata o assunto. A norma não diz, por exemplo, o que a instituição precisa fazer caso tenha o alvará cassado. A lei atual prevê limite de 30 minutos para atendimento nos caixas e multa de até R$ 40 mi em caso de reincidência.


Publicado por: Imprensa

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