SAAE responde sobre dedetização
Apesar das dívidas, autarquia afirma que realizou o procedimento duas vezes em 2017; próxima licitação será dia 16
Publicado em: 23 de maio de 2018
Em resposta a Requerimento apresentado em abril pelo vereador Marquinhos Gava (PR), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Barra Bonita afirma que realizou dedetização duas vezes em 2017 (junho e novembro). A próxima etapa do serviço será concluída após a abertura de licitação marcada para o dia 16 de junho, quando será contratada empresa especializada.
A autarquia ressalta que o procedimento é efetuado nas redes coletoras de esgoto sanitário e galerias de águas pluviais, na área urbana e distritos, para o controle de baratas, ratos e escorpiões. E que o efeito do veneno é permanente entre as aplicações, sendo que os serviços são acompanhados por químico da autarquia e realizadas manutenções quando necessárias.
De acordo com ofício assinado pelo superintendente José Arlindo Reginato Dias, não foram localizados nos arquivos da autarquia documentos pertinentes à dedetização em 2013 e 2014, “de onde se pode concluir que nos referidos anos não foram adotadas pelo SAAE a prática das medidas profiláticas recomendadas para o controle e combate da proliferação de animais peçonhentos no município, tais como baratas, ratos, escorpiões e outros”, diz trecho da resposta enviada à Câmara. “Salientamos ainda que a equipe do SAAE não tem observado a incidências de escorpiões na rede coletora do município, sendo que outros fatores contribuem para a sua proliferação”.
Sobre os documentos requeridos por Gava, Dias informa que os mesmos estão à disposição dos vereadores na Câmara Municipal, que recebe bimestralmente da autarquia relatório das licitações, compras e contratações.
Durante a sessão ordinária do último dia 23, o parlamentar apresentou Requerimento solicitando informações sobre a contratação de produtos e serviços nos últimos cinco anos voltados ao combate e controle da proliferação de animais peçonhentos. A justificativa apresentada era que a rede de esgoto servia de proliferação de baratas, principal alimento dos escorpiões.
Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Ass. de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Cadastre-se e receba notícias em seu email