PM responde sobre aumento de viaturas e efetivo
Órgão destaca a realização de concurso público e curso de formação de soldados
Publicado em: 04 de setembro de 2019
Atendendo solicitação dos vereadores Claudecir Paschoal (MDB) e Marquinhos Gava (PR), o Comando Geral da Polícia Militar (PM) encaminhou ofício à Câmara Municipal com informações sobre a possibilidade de aumentar o efetivo e o número de viaturas em Barra Bonita. Em março (veja abaixo), os parlamentares apresentaram Moção de Apelo à Secretaria de Segurança Pública (SSP) questionando o número de policiais fixados na cidade e da frota destinada à ronda escolar.
De acordo com o órgão, município possui efetivo fixado em 38 e existente de 36 policiais militares.
Em 2006, foi instituído o Plano de Complemento de Efetivo (PCE) considerando a rotatividade de pessoal e a possibilidade que os cargos vagos sejam preenchidos de forma periódica. Atualmente, 5.361 soldados frequentam o curso de formação – a primeira turma se formará em dezembro e a segunda em junho de 2020. Encontram-se em andamento dois concursos públicos visando o preenchimento de 5.400 cargos de soldado PM 2ª classe.
“No que se refere ao efetivo fixado, cabe esclarecer que a instituição adota critérios técnicos para sua distribuição, observando o previsto em lei e considerando fatores demográficos, a complexidade, localização geográfica, índices de criminalidade e peculiaridades locais (existência de presídios, estâncias turística, conglomerado de favelas, conflitos fundiários e manifestações de rua)”, diz trecho do documento encaminhado ao Poder Legislativo.
Ainda de acordo com a SSP, o efetivo e a estrutura organizacional encontram-se proporcionalmente ajustados na região, assim como a frota está ajustada ao efetivo fixado. A cidade deverá ganhar em breve uma viatura para radiopatrulha.
Preocupação
A Moção de Apelo apresentada em março pelos vereadores Claudecir Paschoal e Marquinhos Gava ressaltava o número de viaturas que efetuavam a ronda escolar há 10 anos. Ainda de acordo com a propositura, apenas um veículo realiza o serviço atualmente.
Sobre o pedido de aumento do efetivo, a justificativa era o índice da criminalidade e o acesso às drogas. “Como é fato notório, nesses últimos anos, a quantidade de efetivos da Polícia Militar de Barra Bonita foi reduzida drasticamente, priorizando apenas cidades maiores, sendo que, ao nosso entender, a população das cidades menores acaba experimentando os maiores prejuízos, a despeito do excelente serviço que a 2ª. Cia. do 27º Batalhão vem prestando, mesmo com a estrutura deficitária que o Estado, de modo geral, vem proporcionando”.
Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Ass. de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Cadastre-se e receba notícias em seu email