Estrada do Baixão tem cunho eleitoral, alega Niles
Publicado em: 08 de maio de 2014
O asfalto da estrada que liga Barra Bonita a
Santa Maria da Serra é, ao lado da reforma da ponte Campos Salles e da duplicação
da SP-255, uma das obras mais importantes para a cidade. A opinião é do
vereador Niles Zambelo Jr. (PMDB).
Requerimento apresentado pelo parlamentar nesta segunda-feira direcionado ao governo do Estado pede informações sobre o edital de licitação elaborado em 2010 para a pavimentação da via. “Precisamos saber se houve a contratação de empresa para a elaboração de projeto visando o asfalto da estrada”. Caso a resposta seja positiva, Niles quer saber ainda o valor pago e se o projeto será reaproveitado.
Durante a sessão, o parlamentar fez um histórico dos principais fatos que marcaram as tentativas de dar início às obras. Também não mediu esforços para reprovar a conduta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que cancelou o início dos trabalhos. Em 2010, o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou edital para licitação da obra, porém devido ao período eleitoral o processo foi adiado. Na época, o recapeamento asfáltico foi orçado em R$ 39 milhões.
Para Zambelo, a obra “foi motivo de muitas discussões, estudos, promessas e meios de desenvolver política eleitoral”. “Não podemos esperar promessas a cada quatro anos, sem esquecer que em cada atitude o Estado está gastando dinheiro público”.
Sobre a importância da pavimentação, ele ressalta que a via é porta de entrada para o desenvolvimento do turismo no interior devido à região de Piracicaba, além de evitar a passagem pela serra entre Santa Maria e Torrinha, em virtude da própria situação da estrada quanto pela segurança dos motoristas.
Uma das soluções para resolver o problema, segundo Manoel Fabiano Ferreira Filho (Pros), é a formação de uma associação regional de vereadores para fortalecer a pavimentação da estrada.
O Comendador Ariovaldo Ari Gabriel (PSD) defende a instalação de uma frente parlamentar nos moldes da SP-255. Lucas Antunes (PSD) é favorável á ideia de que todo projeto licitado deve ter continuidade, independente do político à frente do cargo.
Histórico
De acordo com Niles, um trecho de 10 quilômetros foi asfaltado há décadas a partir da cidade de Santa Maria da Serra. Em 2010, foi anunciada a retomada do projeto e a publicação do edital de concorrência pública para a contratação de empresas para as obras de pavimentação asfáltica. Em 30 de outubro o DOE publicou a licitação.
De acordo com a publicação, seriam executadas obras e serviços de melhoramentos e pavimentação da estrada vicinal entre os municípios de Barra Bonita, Mineiros do Tietê e Dois Córregos, com extensão total de 33,2km, incluindo a construção de pontes de concreto ao longo do trecho. Devido ao processo eleitoral, no entanto, o projeto foi adiado.
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email