Câmara apoia campanha contra a violência infanto-juvenil
O objetivo é conscientizar população sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação dos direitos de crianças e jovens
Publicado em: 12 de fevereiro de 2015
O vereador Comendador Ari Gabriel (PSD) participou esta manhã do lançamento da Campanha Nacional pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em Barra Bonita. O evento, realizado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Cohab, integra movimento nacional liderado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação dos direitos da população infanto-juvenil em um dos períodos de maior movimentação turística no Brasil, o carnaval.
Com o lema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a mobilização deste ano abordará o enfrentamento a diversas violações, como violência sexual, maus tratos e negligência. Denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura através do número 100 ou pelo conselho tutelar da cidade.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal ressaltou a importância do trabalho e discorreu sobre a necessidade de proteger esse público em especial. “O carnaval é uma época atípica, com uma movimentação enorme de pessoas, e todo cuidado é pouco em relação à segurança de crianças e jovens”.
Para o prefeito Glauber Guilheme Belarmino (PP) o ato serviu para mostrar à sociedade que há um canal de denúncia. “Infelizmente, a violência contra menores é mais comum do que se imagina. São inúmeros os registros e qualquer cidadão terá sua identidade preservada em caso de denúncia”.
Em 2014, São Paulo esteve entre os estados que mais registraram denúncias de violações de direitos pelo Disque Direitos Humanos - Disque 100, com 16.961 registros. Rio de Janeiro e Bahia apareceram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar.
Também participaram do lançamento da campanha em Barra Bonita o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Oliveira dos Santos, além de representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e crianças assistidas pela própria secretaria através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Cadastre-se e receba notícias em seu email