Projeto de Lei beneficia frentistas e consumidores
Objetivo é evitar a propagação de agente químico
Publicado em: 14 de maio de 2015
Projeto de Lei (PL) número 06/2015-L de autoria da vereadora Valdete Filomena dos Santos (PMDB) dispõe sobre a proibição dos postos de combustíveis em abastecer veículos após o acionamento da trava de segurança das bombas. De acordo com a parlamentar, a medida é necessária para evitar o hábito que muitos frentistas têm de completar o tanque após o acionamento da trava, favorecendo a propagação da substância cancerígena benzeno.
Os postos ficam autorizados a encher o tanque após o desarme automático somente nos casos em que houver o desligamento precoce da bomba, fato que pode ocorrer em função das características de determinados tanques de combustível. O estabelecimento que descumprir a medida poderá ter a licença ou o alvará de funcionamento suspensos.
“Isso (a lei) é uma forma de diminuir a exposição ao produto e preservar a saúde do trabalho e do consumidor. O benzeno é totalmente tóxico e não existem níveis seguros à sua exposição”, explica a vereadora.
Ainda de acordo com Valdete, existe uma forte associação estatística encontrada entre os hábitos ocupacionais incorporados à atividade dos frentistas em relação aos sintomas da exposição ao benzeno, presente fortemente nos combustíveis fósseis. Trabalhadores em constante contato com a substância podem desenvolver problemas no fígado e na medula óssea.
O texto foi aprovado por unanimidade como objeto de deliberação e encaminhado para análise das comissões Câmara.
Sérgio Ferraz
Valdete também apresentou Moção de Reconhecimento a Sérgio Rodrigues Ferraz por sua contribuição à cultura do município. Ferraz chegou a Barra Bonita em 1980 como contratado do jornal O Debate Regional e, em seguida, passou a trabalhar como jornalista e desenhista no Hotel Estância até fundar a primeira agência de publicidade da cidade.
Foi o criador da União dos Moradores da Cohab (UMC) na gestão dos ex-prefeitos Dr. Duba e Dr. De Luca, além de ser responsável por editar as revistas Destake e Arte Geral. Trabalhou ainda na Folha Regional, Folha do Vale, Jornal ET, Jornal da Barra, Paparazzo e O Tempo, de São Manuel.
Também foi responsável pelo projeto de resgate à memória do cantor Belmonte através do lançamento do livro Saudade da Minha Terra, no Ideal Ponte Clube, que culminou com a denominação da Praça Belmonte, em 2001, no Centro Administrativo.
É idealizador do Gente da Nossa Terra (www.gentedanossaterra.com.br), considerado o primeiro site de Barra Bonita e que recebe 10 mil visitantes mensais.
Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Cadastre-se e receba notícias em seu email