Câmara pede informações ao Estado sobre situação da barragem

Vereadores querem saber como funcionam os sistemas de segurança e manutenção

Publicado em: 19 de janeiro de 2016

A Mesa Diretora da Câmara de Barra Bonita assina ofício encaminhado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) solicitando informações sobre a barragem localizada às margens do rio Tietê. O documento foi enviado esta semana ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo.

 

Os vereadores querem saber quais são os sistemas de segurança da barragem, o técnico responsável pelas vistorias e medições estruturais periódicas e o período em que são realizadas, além das normas (quais são e como funcionam) referentes ao alerta para a população e os governantes locais sobre possível rompimento da barragem. “Precisamos acalmar nossa população e ao mesmo tempo esclarecer como funciona a represa”, explica o presidente do Poder Legislativo Niles Zambelo Jr. (PMDB).

 

Na semana passada a AES Tietê, que administra a eclusa, precisou abrir as comportas devido ao volume de chuvas na região para utilizar a chamada cota 432, dando maior vasão ao volume de água previsto e recebido na calha da barragem. O procedimento aumentou consideravelmente o nível do Tietê e inundou parte das avenidas Pedro Ometto e Rosa Zanela Petri. A água ficou a cerca de dois metros da ponte Campos Salles, que precisou ser interditada.

 

De acordo com os vereadores, porém, informações desencontradas através das redes sociais levaram a população a relembrar o caso envolvendo a represa de Mariana (MG). “Como tivemos pontos de alagamento que geraram grandes prejuízos em Pederneiras e Lençóis Paulista, muitos se lembraram do que aconteceu em Minas Gerais e pensaram que o mesmo ocorreria em Barra Bonita. Somos uma estância turística e nossas atrações dependem diretamente do Tietê e da eclusa, mas esse tipo de informação prejudica a segurança e afasta os turistas”, relata Zambelo.  


Publicado por: Gabriel Pizzo Ottoboni - Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!