Vereadores debatem forma da coleta de lixo

Parlamentares ressaltam o acúmulo de materiais em vias públicas e defendem a contratação de mais coletores

Publicado em: 23 de março de 2022

A forma como a coleta de lixo é realizada em Barra Bonita foi debatida pelos vereadores durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (21) O assunto veio à torna após a leitura de Requerimento de autoria dos vereadores Ana Paula dos Santos (DEM) e Joãozinho (MDB). 
 
A propositura indaga o Poder Executivo sobre o cumprimento de lei que disciplina os procedimentos de limpeza urbana. Entre os questionamentos, os parlamentares perguntam quais providências estão sendo tomadas em relação à colocação de lixo em vias públicas, como é realizada a coleta, a jornada de trabalho dos servidores e se há defasagem no número de funcionários públicos, além de perguntarem sobre a fiscalização envolvendo a instalação de lixeiras em frente aos imóveis edificados. 
 
Um dos problemas apontados pelos vereadores é o quadro reduzido de funcionários do setor. Eles alegam que o número de servidores é incompatível para a realização do serviço. “Vários loteamentos foram inaugurados nos últimos anos e a mão de obra é a mesma. Não há reposição caso os coletores tirem férias ou fiquem doentes”, explica Val Girioli (PTB). 
 
Joãozinho e Rodrigo Geladeira Foguete (Podemos) também são favoráveis à contratação de servidores. “A arrecadação do município via IPTU também aumentou com os loteamentos”, lembra Joãozinho. Maicon Furtado (Podemos) sugere a divisão da cidade em setores. “Precisamos de ideias para solucionar o problema, pois em pleno século 21 ainda temos lixo nas ruas”.
 
Ana Paula dos Santos classifica a apresentação do Requerimento como uma de suas “últimas tentativas” em trazer todas as informações a respeito do assunto para que a Câmara apresente soluções para resolver o problema. “Temos uma lei que já dispõe sobre os procedimentos de limpeza urbana e parece nítida a necessidade de mais funcionários para o setor de limpeza pública. Precisamos reunir todas as informações necessárias para reverter essa situação”. 


Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!