Professor Jair apresenta proposituras voltadas ao meio ambiente
Entre as propostas, parlamentar é autor de projeto intitulado Embaixadores Ambientais
Publicado em: 25 de julho de 2023
O vereador Professor Jair (MDB) é autor duas proposituras direcionadas ao meio ambiente. As matérias foram apresentadas durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (24).
O Projeto de Lei (PL) 32/2023-L cria em Barra Bonita o programa Embaixadores Ambientais, que incentiva estudantes a serem protagonistas e multiplicadores de ações de sustentabilidade em suas escolas e comunidades. “O objetivo do projeto é estimular os jovens a serem agentes disseminadores de boas informações e ações, neste caso envolvendo as questões ambientais”, explica o parlamentar.
O programa visa atender diversos objetivos, tais como promover atividades de educação ambiental, estimular o protagonismo juvenil, despertar a consciência e desenvolver comportamentos e práticas sustentáveis, além de incentivar a participação popular na preservação e proteção do meio ambiente.
De acordo com Professor Jair, as inúmeras ações desenvolvidas pelo poder público não são suficientes para conscientizar parte da população sobre o descarte irregular. “Temos coleta diária, contrato com entidade privada para a coleta seletiva e mutirões periódicos, além de um serviço de recolhimento de galhos. Porém, algumas pessoas ainda depositam lixo e entulho em terrenos baldios pensando que a prefeitura tem a obrigação de localizar esse material”, explica. “A cultura ambiental deve ser algo espontâneo e consciente”.
O texto foi aprovado por unanimidade como objeto de deliberação e segue agora para análise das comissões permanentes antes de retornar ao plenário para ser discutido e votado em primeiro turno.
Ainda sobre o descarte irregular, Professor Jair é autor de moção de apelo para que a prefeitura recolha o lixo de terrenos de toda área urbana e promova ampla campanha de conscientização para evitar o descarte irregular, além de fiscalização no sentido de punir tal conduta.
O parlamentar assina também indicação solicitando a possibilidade da prefeitura estender a passagem para caminhada na extensão da avenida Papa João Paulo II, bem como promover a retirada do mato alto e fazer melhorias no pavimento, além de moção de apelo ao governador Tarcísio de Freitas para que aplique imediatamente entendimento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) no sentido de computar o prazo suspenso pela Lei Complementar (LC) 173/2020, que suspendeu benefícios a servidores públicos.
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email